SOP - Síndrome dos Ovários Policísticos

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é SOP?

É uma Síndrome (conjunto de sintomas e sinais) caracterizada, em sua maioria, por sinais de hiperandrogenismo (aumentos de pilificação, alopécia androgênica - "entradas nos cabelos", acne), oligoanovulação (ciclo menstrual alterado, em que a mulher por não menstruar - amenorreia - ou menstraua com menor frequência - olicomnorreia) e resistência à insulina associada à obesidade

Por que ela ocorre?

Existem muitas teorias e sua origem ainda não é muito bem estabelecida, mas sabemos que há uma alteração no estímulo à produção dos hormônios hipofisários (disfunção na pulsatilidade LH e FSH). Assim, o estímulo à adrenal e ovários é alterado, aumentando a produção de androgênios, sobretudo a androstenediona, que causa acúmulo de adiposidade visceral, que tem característa fundamentalmente pró inflamatória. Essa infalamação leva à resistência à insulina, ou seja, é mais difícil da insulina agir nas células periféricas, levando à diabetes ou pré diabetes e incremento ainda maior da secreção de androgênios.

Ao lado, classificações possíveis de acordo com a quantidade de pelos da mulher.

Veja que podem acontecer desde alterações discretas até excessivas, em que o padrão se assemelha muito ao masculino

Que outras doenças pacientes com SOP podem ter?

As mais comumente relatadas são: Obesidade, Diabetes, Dislipidemias (colesterol alto) e Hipertensão Arterial Sistêmica. Portanto, o tratamento é multisistêmico. Toda mulher com diagnóstico de SOP precisa manter uma dieta equilibrada, prática de atividade física rotineira e abordagens das outras doenças, que são muito comuns.

Gostou? Clique aqui para marcar a sua consulta