Menopausa

Menopausa e Climatério

O período que antecede a menopausa (definida como a última menstruação da vida feminina) é chamado de climatério, sendo caracterizado por vários sintomas como: fadiga, sonolência, indisposiçao, oscilação do humor, ganho de peso, queda da libido (desejo sexual) e descontrole do colesterol. Essas alterações decorrem da mudança hormonal caracterizada pela queda de estradiol - vide gráfico ao final da página.

Por que,  nesse período, a mulher ganha gordura principalmente abdominal e tem aumento do risco cardíaco?

A redução do estradiol predispõe ao acúmulo de gordura visceral (a mulher sente que "ganhou barriga"), aumenta a fome, reduz saciedade, diminui a oxidação de gorduras pelo tecido muscular e predispõe ao aumento de gordura hepática (no fígado). Entre 40 e 55 anos, há tendência de ganho de 2 kg a cada 3 anos ( 0,7kg por ano). O ganho ponderal por si aumenta o risco cardíaco de infarto ou mesmo de AVC.

O que podemos fazer em termos de tratamento medicamento?

Se indicado, pode ser feita reposição hormonal, com compostos de estrógeno, progesterona ou mistos. Outros medicamentos, como antidepressivos, são utilizados, sobretudo em pacientes com fogachos (calorões) ou alterações extremas do humor. Fitoterápicos, como a genisteína também são uma opção. É essencial que a avaliação seja feita em parceria com o Ginecologista e mudanças do estilo de vida como prática de atividade física e mudança dietética implementadas.

Alguns alimentos também auxiliam nessa etapa, sobretudo ricos em vitamina E, um poderoso antioxidante presente nos ovos, castanhas e abacate. Lembrando que toda orientação de dieta bem como prescrição de medicamentos e fitoterápicos deve ser feita de maneira assistida por uma equipe capacitada.

Veja como o hormônio estradiol tende a cair com as décadas de vida. Sua queda repercute em diversos sintomas do climatério (fadiga, sonolência, indisposiçao, oscilação do humor, ganho de peso, queda da libido (desejo sexual) e descontrole do colesterol). Você tem algum deles? Agende sua consulta aqui