Ganho de peso na gestação

Ganhar peso na gestação é normal, certo? Depende.

No texto desta semana, vamos conversar sobre esse medo que atinge muitas mulheres. Afinal, quanto de peso é esperado ganhar nesse período?

De acordo com o Tratado de Obstetrícia do Zugaib e Institute of Medicine, o IMC inicial determina o quanto de peso é esperado ganhar na gestação.  Portanto, mulheres que já têm diagnóstico de obesidade (IMC acima de 30) devem ganhar, no máximo, 9 Kg durante os 9 meses


Adaptado de: Tratado de Obstetrícia, Zugaib, 4ºedição, 2020

Há algum tempo, acreditava-se que quanto mais a gestante se alimentasse, melhor. Isso porque ela estaria "comendo por dois". Mas isso não é verdade. Inclusive o excesso de peso tem repercussões negativas sobre o desenvolvimento fetal e por toda a vida da criança. Esse é o conceito da Epigenética e Programming. Tudo o que a mãe e pai ingerem, antes mesmo da gestação, bem como o estilo de vida, sedentário ou não, interferem no risco de doenças da criança. 

Sedentarismo e Gestação

A gestante pode se exercitar? Na ressalva de contra-indicações, a gestante deve se exercitar. 

Como diria a Profa. Dra. Alessandra Bedin, médica nutróloga e obstetra, "a gestação mais atrapalha o exercício físico do que o exercício atrapalha a gestação".  Portanto, após avaliação do médico obstetra e excluindo-se contra-indicações, a gestante precisa se exercitar. Veja a recomendação canadense de 2019 aqui, resumidas abaixo:

Possuem alto nível de evidência científica:

Com menor evidência, mas ainda recomendado:

Ainda de acordo com o Tratato de Obstetrícia, seguem as orientações, muito parecidas com as canadenses:


Portanto, manter o cuidado com a alimentação e atividade física ( desde que não haja contra-indicações) é fundamental!

Agende sua consulta e saiba mais sobre suplementos alimentares, recomendações dietéticas e quando os exercícios não são recomendados.