Ozempic x Wegovy x Rybelsus

Os três medicamentos são do laboratório dinamarquês Novo Nordisk e têm como princípio ativo a SEMAGLUTIDA, um  análogo do GLP-1, atuando de maneira similar a este hormônio. Mas quais são as ações benéficas do GLP-1?

Ozempic e Wegovy₢ são administrados através de uma pequena agulha (vide abaixo as canetas de administração), via subcutânea, uma vez na semana, enquanto o Rybelsus₢ é um comprimido que deve ser tomado diariamente. Até o momento (junho de 2023), apenas a foma subcutânea foi liberada para tratamento da obesidade. Um estudo chamado OASIS-1 está em curso (fase 3) avaliando a eficácia do tratamento oral com Rybelsus₢ na perda de peso - veja aqui

Veja ao lado uma tabela comparando os três medicamentos e as embalagens de apresentação

Note que todos têm o mesmo princípio ativo. É importante reforçar que, até o momento, o Rybelsus₢ não foi liberado para uso em termos de obesidade . 

No estudo de grande  impacto STEP-1, a dose de maior eficácia na perda de peso foi a subcutânea de 2,4 mg semanais, como vemos abaixo.

Estudo STEP-1

Foi o divisor de águas que nos permitiu revolucionar o tratamento da obesidade. Com dose de 2,4 mg de semaglutida semanal, a perda de massa gorda foi significativamente maior.

Veja o estudo aqui.

É essencial que o medicamento seja administrado e acompanhado pela equipe médica, uma vez que a dose inicial nunca deva ser de 2,4 mg e que existam contra-indicações e efeitos colaterais identificados a partir de uma completa anamnese.